quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Metodologia


Conhecer a realidade das crianças deixando-as longe do trabalho e do crime. No meio de tudo isso, discutir com eles os temas da atualidade. E fazer com que eles convivam melhor com a escola, com a família, com a comunidade.
O lúdico no processo de aprendizagem é fundamental, e estudioso como Paulo Freire, Jean Piaget e Vigostisky, e outros desenvolveram muitas teorias e conceitos acerca da importância dos jogos educativos para o processo de ensino aprendizagem dos mesmos. Segundo esses estudiosos ao brincar as crianças e os jovens reconstrói o conhecimento adquirido e assim vai transformando seus saberes e então construindo e reconstruindo seu aprendizado. Crianças em qualquer idade se interessam naturalmente pelas atividades lúdicas, considerando-se este interesse os jogos educativos promovem um ambiente propício à aprendizagem, pois despertam o interesse e motivam com alegria e bom humor, o que se constitui um estimulo poderoso para o desenvolvimento integral do indivíduo. Os jogos educativos desenvolvem o autocontrole, a atenção, as habilidades perceptivas, o desenvolvimento motor e a disciplina. Em meio a tudo isso tem a internet como grande aliada, pois para que a aprendizagem ocorra é necessário que haja motivação, como o botão que liga esta possibilidade, e o interesse pelo computador e pela internet é também natural dos mesmos.
Podemos usar então o Gcompris que é um programa educativo de código aberto com diversas atividades educacionais que ajudarão a desenvolver o raciocínio e o conhecimento das crianças. São inúmeras atividades diferentes que auxiliarão na educação dos educandos, através de brincadeiras e orientações lúdicas. Trabalhar com debates, atividades artísticas, teatrais. O Projeto Jari Cult tem foco concentrado na transformação dos indivíduos, através da informação, capacitação e desenvolvimento de valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2009 Os Olhos Também Pensam...E Os Pés Flutuam... All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates