O Projeto Comunitário deve combinar os interesse da comunidade e os seus , agora vamos propor um mapeamento de suas ações para conhecermos melhor quem vai fazer parte de seu Projeto, seus hábitos, vontades, sonhos e outros. Fiquem atentos para o que tem vontade de fazer e mudar na sua comunidade!
- O que você entende por Projeto Comunitário?
Pra mim projeto comunitário é algo que se faça valer a pena.Procurar saber dos gostos e necessidades da comunidade.Deve ser algo de fácil acesso,que envolva toda a comunidade.Sendo um projeto prático e coletivo,e não podemos nos esquecer de registrar todos os acontecimentos desde o início da criação do projeto até o final.Promover o uso das TIC'S.
- Atualmente trabalha no telecentro que faz parte da comunidade onde mora? Onde é o telecentro? Onde você mora? E quanto tempo você mora nessa comunidade? Relate um pouco a sua vida desde que chegou lá.
Trabalho atualmente no telecentro da minha comunidade ,o telecentro fica situado na escola jari.Eu moro bem próximo da escola onde trabalho.Moro a 21 anos .Sinceramente desde que eu começei a trabahar no telecentro minha vida ficou muito melhor,por que eu conheci várias pessoas,fiz novas amizades.É muito gratificante saber que o seu trabalho está tendo frutos,já recebi muitas pessoas de todo jeito,negras,homossexuais,idosos,crianças,adultos,deficientes e até mesmo pessoas que a sociedade recrimina pelos seus atos.Pra mim acima do trabalho está a interação que todos os monitores tem entre si.
- O que mais gosta na sua comunidade? Por que?
Creio que a história e o modo de vida dessas pessoas.Por que eles passam diariamente ou já passaram por muitos probemas.E muitas vezes chegam no telecentro apenas pra desabafar o que estão sentindo.Acho isso muito legal,pois é uma forma de conhecê-los melhor.
- Tem muitos amigos em seu bairro? Se julga uma pessoa “ativa” nas atividades que acontecem em seu bairro? Relate as ações que você já participou, seja como organizador ou como participante.
Digamos que eu tenho colegas e conhecidos,rsrsrsrs.....Mais me considero uma pessoa ativa sim.porém um pouco timido mas já estou melhorando esse ponto.Atualmente participo de um programa de inclusão social chamado Escola Aberta,um projeto que busca repensar a instituição escolar como espaço alternativo para o desenvolvimento de atividades de formação, cultura, esporte e lazer para os alunos da educação básica das escolas públicas e suas comunidades nos finais de semana.
- Teve alguma mudança marcante em sua comunidade nos últimos anos? O que? O que achou disso?
Concerteza teve sim,pois antes do surgimento do programa Escola Aberta e do Se Liga,as crianças e os adolescentes viviam nas ruas praticando atos criminosos contra a sociedade.Então esses programas surgiram na melhor hora possível resgatando essas pessoas da marginalidade.Achei essa mudança muito prazerosa,pois agora vivemos quase que 90% num ambiente amigável.
- Tem alguma coisa que mudaria na sua comunidade? Por que?
Não diria mudar,mas sim acrescentar algo a mais.Pois essa comunidade só precisa de um apoio financeiro,um olhar crítico , um olhar que veja lá no fundo as necessidades desse povo oprimido e que tanto necessita de ajuda do governo.E principalmente solucionar a falta de um espaço adequado para o lazer.
- Conversando com os monitores veteranos, com o pessoal da comunidade e da escola, você sabe o que funcionava antes no local que hoje é o telecentro? Quem freqüentava? Sempre foi um espaço público?
Bem no local onde eu trabalho antes não funcionava nada relacionado a informática pois ainda não tinha local adequado.É um espaço da escola né.
- Conhece alguma história sobre o local? Algum conhecido seu já foi monitor ou usuário do telecentro? O que eles falam pra você? Relate essa vivência.
Bem ainda estou conhecendo sobre a história da minha comunidade,sobre a escola onde trabaho.
- Quem são as pessoas da comunidade (líderes, representantes, voluntários e etc.) ou instituições ( associações, comerciante e etc.) que podem contribuir para o seu projeto?
Tem um lider comunitário chamado José da Silva Pinto,mas conhecido como Juca,ele é também coordenador do Escola Aberta e por coincidência é primo do meu pai.
- Elabore uma ficha (formulário de identificação) com os dados que são importantes para identificar nessas pessoas (Nome, papel na comunidade, no que vai ajudar e etc.).
Nome | Papel na Comunidade | O que poderia ajudar |
José da Silva Pinto(Juca) | Líder comunitário e Coordenador do Escola Aberta | Mobilizar as pessoas da comunidade divulgando o projeto ,encontrar parcerias |
Valéria | Membro do Conselho Escolar da Escola | Mobilizar todos os pais dos alunos da escola |
- Preencha pelo menos 03 formulário que criou na questão anterior.
- Elabore uma lista de perguntas que poderá fazer a essas pessoas. Ex.: Desde quando mora na comunidade? Em quais ações acha que pode participar? Como acha que pode ajudar a comunidade? O que você gostaria que tivesse na região? O que gostaria que tivesse no telecentro?
Perguntas
- Há quanto tempo você mora na comunidade?
- De que maneira você poderia participar de alguma ação desenvolvida na comunidade?
- Como você poderia ajudar na comunidade?
- Quais os problemas que mais você encontra na sua comunidade?
- Alguma sugestão de melhoria para a sua comunidade?
- Quantas pessoas são alfabetizadas na sua casa?
- Qual é a faixa etária das pessoas que moram na sua casa?
- Que tipo de atividade você gostaria que houvesse na comunidade?
13.Liste as principais ações que irão nortear suas pesquisa para o seu Projeto, como vai ser feito o mapeamento. Ex.: Local, horário, reuniões, conversa individual, pesquisas e outros.
Por Enquanto, conversas individuais e pesquisas do local
14.Como pretende fazer o registro desses momentos? Ex.: Ata, vídeos etc.
Tudo deve ser registrado as pessoas e esses momentos irão render um ótimo histórico.
De início, pretendo fazer vídeos com depoimentos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Projeto Comunitário tem que valer a pena não apenas para a comunidade mas pra você também.
ResponderExcluirVeja o exemplo do Escola aberta que está fazendo a diferença em bairro, você também pode fazer a diferença!
Se pensar um pouco mais em seu Projeto verá que existem muitos outros detalhes que precisam ser descritos, por isso, registre tudo. Todas as anotações são documentos importantes. Essa atividade foi apenas o primeiro passo e lembre-se que ela não é estática!